O Maravilhoso Episódio 2000 de Super Sentai

Pra quem não me conhece eu sou o Yoozen do canal Raciocinio Diferente e eu sou um dos autores aqui do blog e raramente eu escrevo sobre Tokusatsu e Pokemon, e hoje eu vou falar sobre o episódio especial de número 2000 dos super sentais, que aconteceu no meio da série de Zyuohger (série de 2016).

Mas antes disso, vamos contextualizar algumas coisas!

O gênero sentai começou a 40 anos atrás com a sua primeira série sendo Goranger, o termo "super" sentai veio mais tarde quando foi introduzido na série os mechas (robôs gigantes) que vem sendo usados até hoje. Cada série tem uma média de 50 episódios e não tem uma ligação direta uma com a outra, apenas nos filmes em que tem algum cross-over, mas na série principal isso não acontece, até Gokaiger!

Gokaiger é uma série de 2011 que marcou como sendo a 35 equipe de super sentai, visto isso ela foi uma série comemorativa e é REPLETA de referencias, homenagens e easter eggs (e qualquer coisa que você possa imaginar) das séries anteriores. Pra vocês terem uma ideia, o diferencial da série é que os protagonistas se transformam e usam os poderes (e armas) de qualquer outra equipe anteriores a eles... isso mesmo! Não bastando isso, a história dela em si é muito boa, ela conseguiria sobreviver caso não tivesse essa carga apelativa, mas como ela tem, só a torna melhor ainda!! Cada episódio ela homenageia alguma série em especifico e trás atores/atrizes e o principal, o ESPIRITO daquela série naquele episódio, os fãs de super sentai se deliciam com tais homenagens e quem nunca viu, acha legal porque... porque é legal como qualquer outra série de super sentai.

Mas porque estou falando isso tudo?

Justamente porque com isso, a série de super sentai passou a ter um "feeling" diferente, elas ainda são independentes, mas depois de Gokaiger os filmes e qualquer outro tipo de conexão entre as séries começaram a ser mais "comuns", entende?

Kyoryuger foi a 37 série de super sentai e o tema dela foi dinossauro, um tema que já foi abordado anteriormente duas vezes (Zyuranger e Abaranger) e teve um filme especial onde juntaram as 3 equipes. Ninninger a mesma coisa, ela foi a terceira série sobre ninjas e seus antecessores (Kakuranger e Hurrikanger) tiveram uma aparição em um episódio da SÉRIE (não do filme, da série mesmo), até o Tsubasa dos Magiranger também apareceu por conta do AoNinja que era um ninja mago... enfim! O que quero dizer é que depois de Gokaiger esse "universo" de super sentai ficou mais unido (não tirando a individualidade das série, essas participações são mais pra fan service mesmo).

É agora que chegamos onde eu queria (demorou eu sei, me perdoem)

Zyuohger é a série que comemora 40 anos de super sentai e por coincidência (ou não) o episódio 29 de Zyuoher, é também o episódio número 2000 dos super sentais (se enumerar todos os episódios lançados até hoje sem começar do 1 quando começa uma nova série, esse seria o numero 2000, no caso) e claro que a Toei fez algo especial pra essa ocasião.


E o que eles fizeram foi algo que, eu como super fã, gostei pra caralho! Eles basicamente colocaram os Gokaiger no meio da história de Zyuoger, dando sentido pra aparição deles, e claro, com todo o fan service que os fãs merecem.

Foi um episódio duplo (28 e 29) e nesses dois os Gokaigers apareceram e não só isso, a história principal de Zyuohger prosseguiu. Me deu a impressão de ser um filme em duas partes (filme de super sentai, que normalmente tem duração baixa mesmo) mas tipo assim.. no meio da série principal mesmo! 

Tocou a trilha dos Gokaigers, varias Gokai Change, inclusive de séries que vieram DEPOIS de Gokaiger (Gobuster, Kyoryuger, Toqger e Ninninger) que não vimos em Gokaiger mas vimos agora... eu achei um fan service honestíssimo e um especial digno também! (eram os mesmo atores, mesmo tudo)

Se você é um fã de super sentai e viu esses episódios, você claramente pegou todas as "referencias" e ficou maravilhado, foi muito emocionante rever os piratas espaciais!

[Review dos Episódios] 

O Episódio começa como qualquer outro, os Zyuohger na casa do Yamato fazendo altos nada, até que surge a presença do inimigo e eles saem em direção a ele. A pequena diferença, é que na cena que mostra o vilão nos deparamos com o seguinte enquadramento:


Caramba, como assim um Gokaiger no meio do episódio?! Foi então que lembrei dos episódios especias de Ninninger, com participação do Jiraya, MagiYellow e até HurrikanRed e NinjaRed e pensei "Ah, é só mais uma participação atoa no episódio, mas com o pirata espacial... que daora" e o episódio segue normalmente, só que sem dar a ideia de "opa, esse é um episódio spin off", porque nos é apresentado o Emblema do Monarca e a criação de Zyulândia, a história central de Zyuohger estava seguindo normalmente!

E então durante toda essa normalidade, começa um pouco de fan service (coisa clássica de qualquer coisa relacionada a Gokaiger) que é quando começam com as GOKAI CHANGE. E a reação dos Zyuohger diante dessas transformações deixou a cena um tanto quanto engraçada.


O episódio segue então com o conflito do GokaiRed com o ZyuohEagle, deles decidindo quem merece ficar com o Emblema do Monarca, que pro GokaiRed era um tesouro e pro ZyuohEagle um item importante para os Zyumans), o argumento do GokaiRed era de "-Esse tesouro estava aqui o tempo todo, porque você só quer ele agora que descobriu que ele existe?!"

E quando eu pensei que todo fan servise do episódio seria apenas as transformações aleatórias (ou nem tanto) do GokaiRed, eis que os Zyuohgers se deparam com isso:


Caralho, como assim?! Agora apareceu todos os Gokaigers?! E lá pro fim do episódio?! O que que ta acontecendo?!?! E foi só ai (sim, eu demorei pra entender) que caiu a ficha, que era um episódio especial... E DUPLO AINDA

Em dois episódios eles conseguiram apresentar um novo poder (o clássico power up final do Red) e uma explicação pra Zyulândia, e introduzir os Gokaigers de maneira natural no meio disso tudo, foi algo inexplicável. Fan servive pra todo lado, participações e easter eggs o tempo todo, quem é fã de super sentai como eu, ficou arrepiado em varios momentos desses dois episódios!


[Considerações Finais]

Esses dois episódios foram tão bem introduzidos no meio da série de Zyuohger, que quando acabou deu uma impressão que a série foi projetada pra isso, não episódio por episódio, porque teve muito episódio "filler", mas durante a produção, parece que pensaram "-Ow, e se a gente colocasse os Gokaiger no meio da história de Zyuohger?! Seria bacana né?! Dai já aproveitamos o marco de 2000 episódios e damos essa desculpa", porque foi muito natural a aparição deles, muito bom MESMO! Teve fan service? teve (e pra caralho), mas todo o conceito de Gokaiger é esse mesmo.

Uma última coisa que devo mencionar sobre esses episódios: como a trilha sonora de Gokaiger é BOA né?! quando aparece a silhueta deles com a trilha deles de fundo, DE CARA eu senti como se eu estivesse assistindo um episódio dos piratas espacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário