[REVIEW] Shuriken sentai NINNINGER

Ninninger é o terceiro super sentai tematizado NINJA, será que eles conseguem espremer algo ainda dessa temática? Ninninger apelou um pouco pra nostalgia pra isso, ficou um resultado bacana

Ninninger é a terceira vez que o tema NINJA aparece nos super sentais, conseguiram fazer um ÓTIMO uniforme, personagens muito bons e carismáticos (tipico de super sentai) mas na minha opinião, pecou um pouco em vilões e mechas. Veja nesse texto o que eu (Igor Yoozen) achei, detalhe por detalhe, de Shuriken sentai NINNINGER!

História:
Eu particularmente achei a história de Ninninger BEM comum. Nela existe um LAST NINJA, que selou o poder de um demônio mas que ele voltaria um dia pra acabar com a força do bem, nisso os NETOS desse grandioso ninja se reúnem pra treinarem e combaterem esse mal, é super clichê se parar pra pensar.
MAS...

Quando aparece o Striker (ou sexto membro) que a série começa a ter um rumo mais interessante, é como se ele tivesse aparecido adiantado na série justamente pra isso, tava muito maçante a principio, a aparição dele deixou tudo mais legal, normalmente o Striker aparece no episódio 15 e fica "amigo" lá pelo 20, StarNinger aparece no episódio 8 !!!

achei MUITO daora esse visual, mas já eu falo melhor
De cara eu já gostei dele, pelo simples fato de ser um NINJA COWBOY, algo que nunca tinha acontecido no universo de super sentai e ele se transforma usando um HAMBURGUER e sua arma é uma GUITARRA !!! Ele é muito estiloso (apesar de lembrar MUITO o ShinkenGold)

Pra mim a história de Ninninger começa a engrenar com a entrada dele, a relação dele com os personagens é muito boa também, eles criam um vinculo que lá no final se mostra muito importante pro desfecho da história.


Música de Abertura:
Eu particularmente gostei bastante da abertura, mas... comparada a de HURRIKANGER, ela não é tão boa assim pra seu tema ninja... mas é boa sim!



WASSHOI NINJA

Personagens:


Nessa série temos 5 ninjas que são primos e o StarNinger que se torna amigo com o tempo (como já disse) e como toda série de super sentai, cada um com uma personalidade bem diferente e própria. Temos o AkaNinger que é quase um Naruto, mas em vez de gritar "Eu vou ser um Hokage", grita "Eu vou ser o Last Ninja" e essa comparação foi super válida, tendo em vista que os dois são ninjas, certo?!

A duas garotas são muito diferente uma da outra, MomoNinger é a mais inteligente e focada e ShiroNinja a mais "meiga", burra e desastrada. AoNinja é um Ninja-Mago (guarde essa informação) e KiNinja que é o mais novo e as vezes é a cola pra todos se darem tão bem.

StarNinger tirando uma selfie de boa com o Youkai (isso é uma cena da série mesmo, não é dos bastidores nem nada Hahahaha)
Cara, StarNinger não só fez a série engrenar como é um ÓTIMO personagem, ele é um caçador de Youkai bem forte, consegue matar eles sozinho, mas é do tipo que antes de lutar pede uma foto, e depois que mata tira uma foto também e faz pose... é um nivel de retardado incrível

nota do autor: Youkai é como são chamados os monstros/viloes da série

E não só sozinhos que eles são bons, dá pra ver nitidamente a evolução deles como um time no decorrer dos episódios. No começo AkaNinger quer lutar e derrotar todos sozinho, StarNinger é forte mas não sabe trabalhar em equipe, KiNinger age só por instinto e depende muito dos outros... isso é dito a eles e eles percebem e mudam, não é só com power up ou novos mechas que eles ficam mais fortes, é nesses pequenos detalhes também.

Nos últimos episódios quando o avô deles diz a característica de cada um e como eles mudaram no decorrer do "treinamento" eu achei sensacional, porque realmente, eles evoluíram muito!

Uniformes:


O visual de Ninninger me conquistou desde quando a série foi anunciada, eu gostei MUITO. Tanto visualmente como pelos pequenos detalhes de nostalgia/referencia... como o fato de ter rosa e branco em homenagem a CHANGEMAN ou pelo amarelo ser homem (desde Magiranger isso não acontece) em referencia ao HurrikanYellow.. será referencia ou coincidência?! Nunca saberemos

Agora um ponto SUPER negativo, vai para o Power Up do Vermelho (e de todos, já que esse é compartilhado)... cara, que negocio estranho e exagerado, lembra muito aqueles power up exagerados e ridículo dos power ranger, que eles inventam um só pro Red derrotar o vilão final, aparentar ser mais poderoso e vender brinquedos no natal... fora que quando outros rangers usam, eles ficam vermelhos também.. nossa... muito zoado! Tentou copiar o esquema de power up dos Shinkengers, mas não deu muito certo... infelizmente.



Mas calma que nem tudo é ruim, o design do Starninger eu achei SENSACIONAL, é um estilo cowboy, detalhe de um "chapéu" no capacete, tem um coldre na cintura e um manto no peito que lembra muito de cowboy mesmo (lembra a roupa do Marty McFly no De volta para o Futuro 3), tem até um detalhe de uma bandana vermelha no pescoço... muito bom!

Comecei a me perguntar se tinha como o visual do Starninger ficar melhor, até que resolvem dar um POWER UP pra ele!!! (coisa que até então, nenhum Striker tinha recebido, um power up exclusivo só pra ele) e cara, ficou MUITO daora!!!


Se antes ele "lembrava" muito um cowboy, o SUPER STARNINGER virou um cowboy na cara dura!! A unica reclamação aqui é que ela é usada poucas vezes... por mim ele podia usar ela pra sempre até o fim da série que não seria problema algum...

Mechas:
Eis que chegamos na parte que eu mais odiei em Ninninger... nos mechas...


Muita coisa me irritou nos mechas de Ninninger, mas muita coisa mesmo, pra começar pelo mecha próprio de cada um que não faz o menor sentido, vamos relembrar um pouquinho o tema da série? NINJAS... certo? Então me expliquem porque tem um caminhão de construção, um trem, um tigre, um OVNI e um submarino...?! 


Ignorando esse PEQUENO detalhe, outra coisa que me incomodou foi o fato do robô principal, ser apenas o robozinho ninja do vermelho sentado no meio de outro robôzão, sem cobrir nada, apenas com uma cabeça diferente... ficou parecendo a Ripley em Alien 2, só que com a diferença que no Alien é um ser humano, montado num robô (foda pra caralho) em ninninger é um robô EM OUTRO robô... eu juro que tentei acostumar e gostar do robô, mas não consegui... eu olhava pra ele eu só conseguia ver um robô sentado e nada mais que isso.

Pior que piora, depois de o robô principal ser um robo sentado em outro robô, a força supremo é esse mesmo robô sentado em OUTRO robô... visualmente é estranho. Podem dizer que "mas não é um robô em si, é só uma "cadeira" que o robô lá senta pra ficar mais poderoso e tal" , sabe o que também é apenas um robô em cima de outro, que fica mais poderoso mas que fica visualmente atrativo? a forma suprema de HURRIKANGER, aquela mesmo que o robô final fica em cima do mamute... aquilo sim é visualmente bonito E poderoso!
olha isso!!! um robô em cima de um robô e esse robô em cima de outro...
Mas pra não dizer que os mechas de Ninninger são uma completa bosta lá pelo episódio 32 surge um novo (a forma mais poderosa dos mechas, clichê de todo super sentai) que basicamente é a junção de 6, e esse não tem robô em cima de robô, ele tem um detalhes de fogo e é realmente foda!! Visualmente tudo, na minha opinião é o único robô maneiro de Ninninger.

nos 45 minutos do segundo tempo, Nininger consegue um robô foda!! 
Homenagens de Ninninger:

Ninninger usou e abusou do fato dela ser a terceira série de super sentai, e fez alguns episódios especias coberto de nostalgia. Pra começar no episódio 7 em que outros Reds de outros sentais de ninja apareceram pra treinar os ninjas que estavam apenas começando.

HurrikenRed e NinjaRed aparecem e deixam com os Ninninger duas Shuriken, que ao longo da série eles usam bastante, parece besta mas é legal assistir a uma série e ouvir o nome de outra, lembrou um pouco o clima de Gokaiger (bem pouco mesmo, nem se compara...).

Como já não se bastasse esse episódio especialíssimo, no episódio 34, quase no final da série, outro ninja muito conhecido do tokusatsu aparece.. isso mesmo, JIRAYA


Quando eu era pequeno eu vi BEM POUCO de Jiraya, só assisti uns episódios na casa do meu primo, mas a música da série é icônica pra caramba, quando tocou ela no episódio deu uma sensação tão boa, eu que não assisti senti isso, imagina que assistiu.. deve ter sido sensacional.

Mas de todas as participaçoes especias que rolou na série, a que eu MAIS achei legal, foi a desse jovem senhor de camiseta amarela... TSUBASA OZU de Magiranger!!!


E o motivo de eu ter gostado mais dessa do que das outras, é pelo simples fato de eu não estar esperando... diferentemente das participações de Hurrikanger, Kakuranger e Jiraya que.. dava pra saber né, é um tema ninja, série ninja, super sentai agora ta nessa onde de cross over.. já era esperado, AGORA MAGIRANGER?!?!

E não foi uma participação gratuita, lembra que eu disse que o AoNinja é um ninja-mago?!?! Então.. acontece que nesse episódio é mostrado que o professor dele na escola de magia, é nada mais nada menos que TSUBASA o MagiYellow !!!

Ele aparece BEM POUCO, lá pro fim do episódio, ele não luta, nem dá poderes pros Ninninger (que cuzão né?!) mas só o fato de unirem uma série a outra, eu já achei SENSACIONAL, até porque quando o AoNinja falou que era mago lááá nos primeiros episódios, e sempre que ele usava magia, eu automaticamente lembrava de Magiranger... essa "referencia" foi sensacional


Ah, e pequena curiosidade é que o ator do Tsubasa é meu ator de super sentai favorito, e ele já participou de Magiranger, GoBuster e Kyoryuger (cada um sendo de uma cor diferente) e foi a primeira vez que ele revisitou o seu papel depois de anos... o cara é o Tommy Oliver japonês!

E a ultima participação, foi do lendário ninja sem face, SHURIKENGER

Shurikenger que por sinal que acho que matou o nome dos Ninninger, porque acho que se ele não existisse (ou tivesse outro nome) o nome do sentai seria SHURIKENGER provavelmente... (não shuriken sentai shurikenger, seria outro nome dai... Wasshoi sentai Shurikenger.. sei lá)


A participação dele foi bem besta na real, mas foi legal ver OUTRO sentai da minha infancia em tela!

Conclusão da série:


Como eu disse no começo, Starninger meio que carrega a série nas costas por uma boa parte da história, claro que não é só isso, conforme ela vai se desenvolvendo a gente vai vendo o crescimento deles como equipe (como eu disse também) e isso é muito bom. Juntando as duas coisas você tem um ÓTIMO time de super sentai, muitos não conseguem essa química e dinamica boa com todos.

O problema da série esta com os vilões... eles são bem sem sal, aparece um grupo de viloes da Europa lá pro episódio 20 e pouco, um é um Vampiro, Lobisomen e outro o Frankeinstein.. tinha tudo pra ser um trio foda!! Dar um trabalho a mais pra eles e tal, como muitas séries fazem, mas não passam de "viloes da semana" no máximo 2 semanas, sei lá. Fora isso, a trama do vilão principal não convence muito, não apresenta um perigo muito grande e só se desenrola lááá pro final, bem final mesmo, de resto só passa de viloes da semana, um mais forte que outro e etc. O foco são os Ninninger mesmo

O penúltimo episódio foi uma das coisas mais geniais que eu já vi, desde o começo a gente sabe que o AoNinja faz parte da terceira geração de ninja da família Takaharu, mas o que não sabemos (ou não nos tocamos) é que... se ele é o terceiro e tem uniforme ninja, porque o pai e avô também não tem?! Pois é.. ELES TEM SIM, todos vermelhos com a única diferença da faixa no peito. Na luta contra o vilão final eles lutam todos, os 6 que já conhecemos e o avô e pai, uma luta com 3 Red iguais, foi foda demais!


A luta final assim como toda série de super sentai (salva as RARAS exceçoes) é nesse cenário destruido e cinza, claro.. e o final é bem "normalzinho", todo final de super sentai é assim, ou eles largam o uniforme e passam a ter uma vida normal, ou cada um vai pra um canto do mundo (ou pro espaço, né Boukenger?!).


Mas a conclusão da história sobre o LAST NINJA é bem satisfatória e toma um rumo que ninguém (nem os próprios ninninger) estava esperando. Vale a pena dar uma conferida (ignora os mechas e viloes que vocês vão curtir bastante). Ninninger como é o tipo de série que os personagens são muito cativantes e é o ponto alto da série, mal posso esperar pela participação deles no próximo filme... Ninninger deixará saudades! 
WASSHOI

Nenhum comentário:

Postar um comentário