Meu TOP 5 dos melhores super sentais | Yoozen

Segue a lista do meu TOP5 dos melhores super sentais que eu (Yoozen) já assisti! Os 5 da lista são mais do que recomendados pra você que se interessa ou tem curiosidade sobre esse universo do Tokusatsu!

Já disse no começo, mas não custa nada relembrar, né?! Essa lista é inteiramente da minha opinião (Igor Yoozen) sobre os melhores Super Sentais, caso você não concorde ou tenha uma opinião diferente, basta comentar e deixar a sua lista nos comentários! Vamos discutir e conversar sobre esse maravilhoso mundo dos heróis coloridos.

Vamos começar logo e chega de enrolação:

5 Lugar: Kaizoku sentai Gokaiger



Calma calma, não pense que eu não gosto ou não ache Gokaiger uma série épica, porque.. SIM EU ACHO, Gokaiger é sem dúvida O sentai mais épico que eu já vi, participações especiais dignas de lágrimas (o que foi a participação do Black Condor dos Jetman hein?!), cenas de lutas impecáveis, enredo redondinho, um vilão marcante e digno de lágrimas ao seu final e claro né... transformações em ranger antigos e uma homenagem monstra a todos seus 34 antecessores, sem falar no humor e nos personagens, que... bem, são basicamente uma homenagem a one piece também!!! (vai dizer que não?)

apenas UMA DAS grandes Gokai Change fodásticas da série
Por esses todos motivos vocês devem estar se perguntando, porque Gokaiger não esta então, no primeiro lugar, né?! E a resposta é simples: apesar de Gokaiger ser tão épico assim, as próximas séries, apesar de não possuir essa tonelada absurda de homenagens e referencias, se sustentam sozinhas e são TÃO BOAS QUANTO!!! Mas não considere um 5 lugar algo ruim... quinta colocação é uma ótima colocação!!

Eu ainda não reassisti Gokaiger, mas um dia, quando eu tiver um maior conhecimento de series de sentai, vou reassisti-la e farei um texto aqui no blog, estou ansioso por esse dia... quando vi Gokaiger pela primeira vez eu só tinha assistido 4 séries... ou seja, eu não desfrutei 100% dessa série. Mas um dia, irei
4 Lugar: Ressha sentai Toqger



Sim sim, Toqger esta na frente de Gokaiger, reclamem, xinguem... mas isso não mudará minha colocação. Toqger é uma série espetacular ela me surpreendeu DEMAIS durante seu trajeto, eu já fiz um texto sobre Toqger aqui no blog, mas... Toqger realmente não se parece com uma série comum de super sentai, ela o tempo todo... desde o primeiro episódio, nos intriga de algo que na sua reta final é revelado e a gente começa e pensar sobre "caraca, como que eu não percebi isso antes?!"

apenas uma imagem do Akira feliz aqui.. atoa, sem motivo mesmo!
Os últimos episódios são tão bem bolados e você ta tão imerso na história, que NEM PARECE que você ta assistindo a um tokusatsu, parece que é uma série de drama normal, que vez ou outra os personagens mudam de roupa, é sensacional, série mesmo! Claro que a série tem todo um ar infantil e MUITOS episódios são bem bobos, mas.. mesmo essa infantilidade faz sentido dentro da história, não sei se falo o motivo, porque é um spoiler gigantesco, mas... sério, confia em mim!

Já disse e repito, para de preconceito bobo por causa do tema (trem) e do uniforme, a série é boa e isso não prejudica em momento algum, muito pelo contrário, você passa a gostar da simplicidade do uniforme e compreende perfeitamente a ambientação com trems e locomotivas. Sem falar que tem um dos melhores plot twists que eu já vi num super sentai... sério! Assista logo, para de graça.

Ranger Laranja, desde Battle Fever J que essa cor não aparece, e olha que FODA
Outro detalhe curioso, é que assim como os Gokaiger eles também tem outras transformações, só que em vez de virarem outros sentais, eles mudam de cor! (sim, o vermelho pode ficar azul e o azul verde, o verde vira rosa e o rosa amarelo e assim vai) aparentemente isso é bem bobo e inútil mas faz sentido dentro do tema, sempre que eles mudam aparece 'NORIKAETE KUDASAI' e isso é uma expressão usada em estacoes de trem no Japão, quando você precisa mudar de um trem para o outro para chegar no destino. Curiosidade básica para de quem já morou e andou de trem no Japão, achei isso bem legal, imagina as crianças no Japão andando de trem e ouvindo coisas da série? Sem falar que a série ENSINA que você não pode entrar no trem sem usar o pass, as estaçoes de trem da JR ou MEITETSU devem ter agradecido a Toqger por essa aulinha básica sobre como andar de trem :)

OBS: JR e MEITETSU é o nome de linhas de trem no Japão, eu usava elas pra ir pra escola
3 Lugar: Bakuryuu sentai Abaranger



Abaranger é tão divertido, tão engraçado e tão daora!! Ela é muito besta sim (o episódio da peruca) e tem uma música de fundo tão engraçada (que queria ela p por nos meus videos...)  mas não se engane, apesar de ter um ar de infantil, a história por trás dela é MUITO interessante e... bem, tem o MELHOR Striker (ou sexto ranger, que nessa série é o quinto) da história dos super sentais! O episódio de entrada dele, tem um ar totalmente Tarantinesco, é como se ele existisse desde o começo mas só foi dar as caras ali, e, fez muito sentido. Isso sim é personagem, isso sim é vilão! Isso sim é introdução de personagem.
o melhor ranger vilão tem nome, e se chama MIKOTO
Abaranger foi por MUITO tempo a minha série favorita, quando ela acabou eu fiquei um tempo sem acompanhar sentais porque... porque eu queria Abaranger de volta!!! Só voltei a ver dois anos depois com Boukenger (outra série muito boa!). A história toda de Abaranger é muito bem amarrada e te prende, porque... como eu disse, tem um vilão que é muito bom (AbareKiller) e outros viloes que por si só já são bons e uma série com viloes bons já é um grande passo pra ela ser boa!

Uma coisa que eu gostei MUITO dessa série, é que ela tem apenas CINCO Rangers, sendo que como o AbareKiller é vilão, são apenas 4 e por muito tempo, são apenas 3. E o Black é apenas um tutor, o mecha dele nem participa do Robô final, ele apenas "guarda" os outros... ou seja, com POUCOS rangers, Abaranger conseguiu fazer uma série e uma história espetacular!! Os uniformes de todos os personagens tem power ups que ficam com espinhos pelo corpo e no final da série o vermelho ganha outro power up, sério, ela é boa tanto em história como em armas/mechas e desenvolvimento!

Ah, e eu já citei que ela é uma série sobre DINOSSAUROS?!?! Só isso já vale ser assistida, certo?!


2 Lugar: Tokumei sentai Gobuster



Se eu disse no começo desse texto, na parte dos Toqger, que nos últimos episódios não parece que a gente ta assistindo a uma super sentai, em Gobuster durante a SÉRIE TODA, não parece que estamos vendo um super sentai. Ela foge de todos os clichês, muda vários estereótipos e vai contra a maré de tudo que foi criado nesses 35 anos (quando foi lançado era 36 anos) e ainda assim continha a base de todo o universo de super sentai, parece coisa e doido né?! pois é, Gobuster é uma coisa de doido mesmo!!!

Gobuster não tem Roll Call (apresentação com explosão), Gobuster não tem o esquema do vilão morrer e virar gigante, o vilão gigante pode aparecer no episódio a QUALQUER momento, o episódio é totalmente desregular, sendo que enquanto uns lutam com um monstro pequeno, ao fundo outros lutam com o gigante. Sabe aquelas armas dos heróis que surgem do nada? a transformação do mecha em robô? tudo isso é explicado de uma forma tão simples, que dá até pra acreditar que acontece mesmo, o Robô não é montado simplesmente porque ele precisa ser montado, os rangers são engenheiros e ELES que preparam a formação, tanto que demora varios episódios pro robô ter sua formação final (normalmente o máximo que demora é 2 ou 3).

uma das duplas mais engraçadas e épica que entrou depois (juntamente com os Goraiger dos Hurrikanger)
Falei também nesse texto, na parte dos Abaranger que o vilão é um grande fator pra uma série ser boa né?! E como já não se bastasse isso tudo que falei de Gobuster, o vilão é outro fator sensacional da série (ele não é um Abarekiller, mas é quase) ele não é um simples vilão, é O vilão. Ele é basicamente um virus de computador que sai criando outros viloes pra tentar derrotar ou roubar alguma informação de determinador lugar (não é especificamente derrotar os rangers ou dominar o mundo) e esse plano dele vem rolando por muitos anos! Um atributo pra vilões darem certo em sentais, é simples: o vilão tem que ser humano. Tanto que dessa lista, todos os viloes são humanos! Mesmo que ele tenha uma forma suprema, a sua base é humana.

A vilã mais gata do Super Sentai
O final de Gobuster é digno de final de filme, tem morte, tem choradeira, tem desfecho de uma história espetacular e acima de tudo, dá uma leve vontade de assistir de novo! (todos dessa lista dão essa vontade, na verdade).

Outra coisa é que Gobuster tem uma história TÃO FORA DO CLICHÊ, que quando a série acabou, foi lançado um filme onde era como se fosse um universo paralelo, que nesse universo, Gobuster era uma série normal de super sentai, com vários clichês e igual a todos os outros, esse filme é o "Doubutsu sentai Gobuster", já fiz um texto desse filme aqui no blog, é um dos meus filmes de super sentai FAVORITO!!! Porque ele mexe com universos paralelos, faz piada de si mesmo e mostra pra todos o quão diferente e único Gobuster foi. Se você assistir a Gobuster é sua OBRIGAÇÃO ver esse filme!
1 Lugar: Jyuuken sentai Gekiranger




SIM GEKIRANGER, não é todo mundo que gosta dessa série e eu simplesmente não entendo o porquê, ela é boa e perfeita em tantos aspectos que eu precisaria de mais tempo pra destacar todos, mas é basicamente assim: Gekiranger aproveita MUITO BEM de todos os seus episódios, parece que a série foi arquiteta por muitos anos e cada episódio tem um propósito, os poderes vão surgindo fluentemente na narrativa da história e quando pensamos "cara, esse grupo já tem habilidades e poderes demais" PÁ, surge outro do nada e de forma tão natural que... é sensacional!

Jan, um dos meus Reds favoritos (porque me lembra MUITO o Luffy e... eu amo one piece incondicionalmente :p).
E com isso eu digo tanto das armas de cada um (que diferentemente de outras séries, eles não começam com elas, eles ganham a partir de treinamentos) como dos outros rangers (GekiViolet e GekiChopper) como o próprio power up, quando todas as forças, habilidades e armas deles aparecem na série, a mesma já se encontra na sua reta final, é algo sensacional de tão frenético!

Parágrafos atrás eu citei dos viloes né? então.. o nivel de viloes de Gekiranger também é genial, e não é o esquema de "um vilão aleatório por semana" temos os 2 principais e 7 subordinados ai no decorrer eles vão lutando e a coisa vai mudando de lado e... quando vemos.. reta final da série. Gekiranger tem o MELHOR conjunto de vilões que eu já vi, eu falei que o Abarekiller é o melhor Striker e vilão, mas, os outros viloes nem são tão bons assim, de Gekiranger TODOS SÂO BONS!!!
E olha que eu nem citei os mechas, os uniformes e a música!! A música dessa série é algo espetacular!


Mas enfim, esse foi o meu top 5, como eu disse no começo, TODOS os sentais citados nesse texto são altamente recomendados, se você concorda ou discorda da minha lista, comente a sua e vamos conversar sobre :)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário