[REVIEW] Zyuden sentai KYORYUGER

Recentemente, pro cinema 2015 esta sendo o ano dos Dinossauros com Jurassic World, mas pro tokusatsu foi 2013 com esse terceiro esquadrão dinossauro, VAMOLA KYORYUGER!!!

Fala galera, eu sou o Yoozen e pra quem não sabe, eu escrevo textos aqui no blog sobre Tokusatsu e Pokemon, e hoje no caso é sobre sentai! Se quiser me conhecer melhor, duvido que alguem queira... eu sou muito "ativo" na internet, eu tenho um Canal de Vlogs, um podcast e um blog também, se quiser me siga no Twitter também. Beleza? NÓIS!


Agora, vamos pro texto:

Kyoryuger é um super sentai tematizado de dinossauro, é o TERCEIRO a abordar esse tema mas apesar disso, ele conseguiu espremer até a última gota dessa temática e fazer um sentai divertido e engraçado, tenho absoluta certeza que se eu tivesse assistido ele quando criança, eu teria curtido ele DEMAIS, porque quando pequeno eu gostava quando os sentais tinham vários membros e Kyoryuger no caso... tem dez!!!

E não só por isso, tem outros fatores que faria eu gostar, como os personagens, as armas e os DINOSSAUROS, CLARO!!!

Mas enfim, vamos começar o texto da mesma maneira de sempre.

História
A história desse sentia é super, mega, hiper clichê... tão clichê que chega a dar dó.. POREM, apesar disso os personagens em si são muito bem abordados, a gente literalmente, só conhece todos os membros lá pro episódio 5 mais ou menos, porque ao logo dos primeiros episódios a gente vai conhecendo e entendendo cada um, devagar. E isso eu achei muito bom, tendo em vista que Kyoryuger possui um total de dez membros... não dez membros oficiais, mas nas batalhas finais, eles lutam por muitos episódios em dez sim, 10 mano!!!

Mas enfim, o clicheísmo começa quando um grupo de vilões, atacam a terra e então entra em forças 5 jovens para unir suas forças para salva-la, e estes jovens foram os escolhidos por 5 lagartos pré históricos e lutaram usando a força deles. No primeiro ato eles não querem se identificar, apenas o vermelho que após a batalha se destranforma e se apresenta a todos.. porem... nenhum mais faz isso (e é ai que ta a sacada que eu disse que eles vão sendo explorados e apresetnado ao longo dos episódios... nisso fica tanto o Vermelho como a gente, tentando entender e descobrir como e quem são os outros membros.

Apesar disso, eu não diria que o ponto alto de Kyoruger seja a história, o que me chamou a atenção nesse Esquadrão são os personagens e o humor mega infantil da série! Mas.. ser infantil é um ponto negativo? pra mim não!
Abertura


essa música é incrivelmente viciante, não tem como não ler "wow" e cantarolar essa música! Mas relaxa que a Ending é AINDA MAIS viciante!
Uniforme


Apesar de muita gente criticar o design desse uniforme (que na real o capacete é bem esquisito mesmo...) eu gosto bastante dele, o capacete é estranho, mas é assim como Tokkyuger, é um estranho acostumável, diferente do de Magiranger que me incomodou durante toda a série...

Uma coisa interessante, é que como no peito do uniforme tem uma faixa amarela (e nos capacetes tem detalhe amarelo também) esse sentai não possui membro da cor amarela! O que não acontecia desde 1985 com os Changeman!! Porem, na falta do amarelo temos roxo (segundo sentai a ter roxo, sendo o primeiro Gekiranger com o GekiViolet), cinza, prata e até um azul bebê MANO DO CÉU, tantas cores e deixaram o Laranja pros Tokkyuger...

Um detalhe dos uniformes que vale muito a pena destacar, é o uniforme do Kyoryu Gold, ele tem aquele detalhe nos dois ombros e asa... ELE TEM ASA!!! Na minha opnião, todo Gold tem um visual foda, até hoje não teve nenhum que me desagradou, mas esse ai é demais...

e esse transformador que lembra MUITO o transformador do Kamem Rider Ryuki!! (lado positivo, porque isso é muito daora).

Outra coisa que vale destacar pro uniforme, é o power up do Red.. MANO DO CÉU, o que é aquilo? eu terminei a série e até agora eu não sei se eu gostei ou não, é um power up onde o vermelho fica com os braços do robô e fica completamente colorido (até porque o nome é Kyoryu Red Carnival!!). O legal dele é que tem as manchas características de Abaranger pela perna e a bota característica de Zyuranger! (dois sentais de tema Dinossauro, dos anos de 1992 e 2003)

o que eu queria era que todos os Kyoryuger tivessem uma dessa, ia ser ataque epilético e foderoso demais!

Ah e uma ultima coisa, eu tenho mais do que certeza que esse vai ser o UNICO super sentai que terá as cores cinza e prata no mesmo esquadrão... cinza e prata mano! é quase a mesma cor... mas acho que tem um motivo pela escolha dessas cores (ou pode ser apenas coincidencia...) mas isso eu explico logo adiante nos personagens (é apenas uma teoria minha, não sei se é verdade).
Personagens

Os personagens dessa série são muitos bons!! Na minha opnião, tirando o Blue que é um completo chato... todos são engraçados muito bons!! Eu particulamente não gosto desse Blue porque... MANO, todas as frases que ele solta, tipo.. quase que literalmente todas... ele vem com uma piada de duplo sentido, toda hora mano! Seja pra bancar o engraçado, ou pra ser alguma de efeito, as primeiras que ele fazia era engraçadinho, mas ai parece que o personagem virou isso... meu deus!

Outros que diferente dele eu gostei, foram a interação do Green com o Black, os dois não se dão muito bem e o Black sempre o menospreza, seja pela idade ou porque um luta de forma oposta ao outro (um de espada outro de arma) e isso só deixou a frase dos ultimo episódio mais forte: "-foi bom lutar com você, eu vi o quanto você cresceu, será uma honra morrer ao seu lado".


Outro que vale destaque é claro, Daigo (ou melhor, Red né?!) que é um dos Red que mais se orgulha de estar num sentai que eu já vi, todo momento ele grita e diz que eles são um esquadrão e etc e apesar de no começo ninguem levar ele a série e que eles estão apenas "fazendo seu trabalho", no final todos gostam da liderança dele e o respeitam (é, o cara é foda mesmo).

Ainda com os Kyoryuger temos o Gold, que foi um dos Strikers que apareceu mais rapido que eu já vi, acho que foi no episódio 8 mais ou menos... e apesar de ter entrado "precocemente" é um ótimo personagem, assim como o Silver de Gaoranger, ele também viveu numa era passada e veio a nossa por forma de uma possessão de um dos viloes (sim, é exatamente igual Gaoranger...) POREM, diferente do Silver de Gaoranger, Uchusemimaru (é  nome dele...) é muito mais daora, entrou rápido pra equipe e não ficou de cú doce! O jeito dele é muito engraçado, tanto de falar como agir em relação a garotas.

....de Gozaru! (toda frase dele termina com essas palavras).

Vale um destaque também pra KyoryuViolet, que conseguiu entrar pra minha lista de personagem mais gata dos super sentais... a aparência dela pode não ser grande coisa, mas o jeito da personagem, me cativou e fez eu gostar dela demais! juntamente com ela esta a GoOn Wing Silver dos GoOnger e a Escape de GoBuster.

e ela é gamada pelo Daigo (Red), mas o infeliz dá bola pra Amy (Pink)... porra mano, assim fica dificil defender aquele strip que você fez quando ganhou o Red Carnival... 

Lembra que eu tinha falado do fato desse sentai ter cinza E prata? então, o personagem do Kyoryuger cinza, nada mais é que... pera, não vou falar nada, vou só mostrar algumas imagens. Esse é o Kyoryu Grey:

E esse é o Bouken Silver (sentai de 2006):


Não que o BoukenSilver e o KyoryuGrey tenha alguma relação na série, mas ambos são o mesmo ator e é bem curioso que a cor dele foi de prata pra cinza... coincidencia? easter egg? não sei.. só sei que algo semelhante também aconteceu em Gobuster!!! 

Pra quem não sabe, o ator que interpretou o BeatBuster (Buster dourado) anos atrás, havia interpretado o MagiYellow, ou seja, assim como o Kyoryugrey, o ator foi de amarelo para Dourado. Ainda sem ligação nenhuma, só o mesmo ator e tals (apesar de ter tido uma piada interna, quando o BeatBuster piloto em um filme CrossOver, o robô de Magiranger).

MagiYellow dos Magiranger (2005)


Beat Buster do Go Buster

Mas enfim, esse aqui é um texto sobre Kyoryuger, e eu to falando de Magiranger, Boukenger.. vamos voltar ao assunto, então vamos pra um que eu sou meio a meio sobre gostar ou não, os Mechas:
Mechas

Durante grande parte da série eu me questionava se eu gostava ou não desses mechas, até porque tirando o Tiranossauro do Red e o Pterodátilo do Gold, todos os outros parecem "iguais" não se ve muita diferença entre eles se não a cor ou a habilidade deles no mecha... tanto é que é dificil de notar qual dinossauro é de quem, eles realmente se parecem com brinquedos, propriamente dito... Por mais que você esteja pensando "-ué, não to entendendo, como seria os dinossauros mechas ideais então?!" bem... os do Abaranger por exemplo!

não sei vocês, mas esses sim eu identifico claramente os dinossauros 

Não é apenas a cor, cada um você consegue identificar claramente qual dinossauro ele é, não sei vocês, mas em Kyoruger, demorou muito pra eu identificar e acostumar com os mechas... como eu disse, de cara apenas o do Red e Gold dá pra identificar facinho!


Mas tirando a questão dos mechas sozinhos e partindo pros Rôbos em si, NOVAMENTE, eu demorei a acostumar com eles... mas é que é tipo assim: o esquadrão inicial são cinco, mas só com três já é formado o robô... outros dois ficam de fora, e eles só são usados como uma troca de braço, juntamente com os outros que vão aparecendo... isso já tinha acontecido mais ou menos em GoOnger, mas depois os outros dois que ficavam de sobre foram "encaixados" no robô (quem assistiu sabe), mas em Kyoryuger não, ficou assim mesmo.

Porem, isso foi apenas no começo, no decorrer da série e com o surgimento de outros mechas, essa nova forma de junção dos Kyoryuger foi fazendo sentido, esses "braços extras" é uma ótima maneira de interação entre os novos Robôs que surgem FORA que com o Kyoryu Red Carnival, onde o Red basicamente vira um mecha.. esse monte de braço é muito importante pra essa transformação!


Como eu disse na parte do Uniforme, olha essa parada que o Red usa quando ta no power up... ele basicamente é um megazord, com o poder e habilidade de todos os braços dos robôs e podendo variar e fazer qualquer combinação. Foi quando eu vi isso que eu notei a importancia e necessidade dos robôs sendo do jeito que são, tendo vários braços extras! PONTO POSITIVO pra Kyoryuger, porque inovou e mudou um conceito de mecha, muito bom!

Conclusão da série

O final da série me surpreendeu MUITO, por um simples fato: eu estava esperando por aquela luta final CLÁSSICA dos sentais, naquele cenário dos escombros cinza, onde tem o ultimo RollCam de todos, seguido da luta final com todos (ou só um) vilão, mas acontece que não teve nada disso! Não que só o fato de mudar o cenário da luta final seja fora do cliche, mas um ultimo RollCall de todos, no ultimo episódio é quase que "obrigatório" dos sentais, mesmo que assim como Boukenger seja feito numa ilha deserta do primeiro episódio, ou na beira de um rio como em Hurrikanger ou mesmo em locais separados, como em Abaranger, esse ultimo RollCam tem que ter.. mas em Kyoryuger não teve

Quando eu assisti ao penúltimo episódio, eu até disse pra mim mesmo: "-isso ai ta com cara de ultimo episódio, sera que eu baixei certo?!" porque nesse penúltimo episódio TUDO estava com cara de ultimo, não teve abertura, teve pequenas apresentações deles sem estar transformados e claro, morte de grandes viloes... mas como eu disse, foi tudo pra culminar na cena final da luta, que pra mim foi espetacular, porque eu não estava esperando por aquilo e foi simplesmente emocionante tanto quanto!

Esse final foi muito bom, a série toda teve sempre um ar infantil, e no final não podia ser diferente, mas isso é um ponto negativo? como eu já disse milhoes de vezes aqui nesse texto: não!


Minha dica final: se você assim como eu gosta de super sentais independentemente se ele é sério (como GoBuster, Jetman) ou infantil (como GoOnger, Gaoranger), assista Kyoryuger (ou melhor, se você é assim como eu, assista todos, caralho), dos três super sentais que existe com o tema Dinossauro, não é o melhor, porem é muito bom também! Como eu disse, tem ótimos personagens, um final épico e tem Dinossauros!!! DINOSSAUROS

Ah e o melhor sentai de dinossauro, no caso é Abaranger, esse sim é FODA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário