[REVIEW] Hyakyujuu sentai GAORANGER

Gaoranger é o segundo sentai dos anos 2000 e por muitos é um dos melhores sentais do começo do século, não só pela história, personagens cativantes mas também pelos mechas, que na minha opinião são os MELHORES mechas de todos os super sentais!


Fala galera, eu sou o Yoozen e pra quem não sabe, eu escreve textos aqui no blog sobre Tokusatsu e Pokemon, e hoje no caso é sobre esse belíssimo sentai! Se quiser me conhecer melhor, duvido que alguem queira... eu sou muito "ativo" na internet, eu tenho um Canal de Vlogs, um podcast e um blog também, se quiser me siga no Twitter também. Beleza? NÓIS!


História


A história de Gaoranger é bem simples, tão simples que não sei nem se vale a pena explicar aqui.. mas vamos lá:

De tempos em tempos a terra é invadida e ataca por Orgs, e pra isso uma Shamam acorda e auxilia 5 jovens para contra atacar com esses Orgs, porem quem os escolhe são os Animais Gao, que serão usados e dado suas forças para enfrentar esses viloes.

Só isso.. e a partir dai começa a série, porem, no começo eles são apenas 4, ai logo no primeiro episódio já vemos a entrada do ultimo membro, o Red e no decorrer da série vemos os 3 Orgs supremos (os "chefes" se assim podemos dizer), o surgimento de vários (vários MESMO) animais Gao e até a entrada inesperada de um sexto membro, que é reencarnado depois de um milênio.

Uma coisa que eu achei interessante nessa série, é que os mechas realmente parecem vivos, eles ficam doente, ficam feridos, ficam "de cú doce" e precisam constantemente de carinho... sim isso mesmo, seja conversando ou cantando uma música que ele goste para relaxar. É algo que nunca vi em outro sentai. Curioso e interessante, ponto positivo pra Gaoranger.

Música de Abertura:
Esse foi o primeiro super sentai que eu vi quando pequeno, então essa abertura por mais que não seja uma das mais legais, me dá um sentimento de nostalgia que a torna boa, mas fora isso ela se encaixa bem no tema animais, selvagem e rugidos! Boa demais!


Uniformes


Eu diria que Gaoranger tem o último uniforme "dos anos 90" dos super sentais, apesar de ser um sentai de 2001, o estilo dos 5 iniciais é bem simples, um macacão de sua cor, com alguns pequenos detalhes no peito. O diferencial vai com certeza pro capacete, que claramente é um dos mais bonitos dos sentais!

GaoSilver, assim como é dito na história, não é um membro tão distante assim dos cinco, ele simplesmente surgiu depois.. como eu disse que começamos a acompanhar a história a partir da entrada do Red, porem, antes disse o Yellow era sozinho, depois entraram, tardiamente o Blue, Black e White, o Silver também demorou a ter a sua entrada (mais que os outros.. mas enfim). Por conta disso, dava pra dizer facinho que Gaoranger é um sentai sem Striker, porem com seis membros em vez de cinco. Fato disso é que a unica diferença visual dele pros outros é os detalhes em azul marinho pelo seu corpo, se não fosse por isso... e normalmente a diferença visual do Striker pros outros é muito grande ou de muitas mudanças.

Personagens


Os personagens de Gaoranger não são muito diferentes dos de costume, afinal, Gaoranger veio logo depois de Timeranger, que foi uma série séria e com uma grande carga emocional, então é costume já uma série sucessora de uma séria, ser infantilizada e simples. Mas enfim, Gaoranger é uma série onde é fácil gostar de todos os personagens, temos o vermelho que é o lider que tenta sempre animar os outros e gritar "-eu não vou morrer, eu vou te derrotar" (eu sei falar isso em japones de tanto que eu assistia quando pequeno, não me arrisco a escrever aqui porque.. deve estar errado).

Tem também o Amarelo que foi o primeiro a forma essa equipe, e por isso sempre tentar superar o Vermelho (isso leva a algumas intrigas no começo, nisso também temos o Azul, que no caso seria o "mascote" da equipe, o mais novo e o que sempre procura se mostrar que não precisa ser mimado o tempo todo por isso.

Um ponto um pouco negativo para os personagens é o GaoSilver, que... é tipo assim: 


Ele foi incorporado e renascido no corpo de um Org poderoso de mil anos atrás, porem quando os Gaoranger derrotaram ele e ele ficou livre, ele se negou a ser amigo deles por "eu quase matei vocês, eu não mereço a amizade de vocês" sendo que, todos já o tinham perdoado e não tinha mais ressentimento, até porque não era culpa dele, e sim do Org. Ele só foi pra base com eles lá pro final da série mais ou menos, que eu dei até que enfim quando isso aconteceu...

Um detalhe que na verdade é um erro desse personagem, que eu notei porque sou retardado, é o seguinte: ele é uma pessoa vivida e nascida um milenio atrás, ele se vestia no começo como se fosse um viajante no tempo... não se acostumou com a vida da "nova era" e etc.. POREM, é o único Ranger a ter, usar e saber manobrar uma moto!!! Alguem me explica essa por favor...

Um ponto positivo pra Gaoranger são os viloes, principalmente esses dois:


O grupo de viloes basicamente gira em torno desses dois (Yabaiba e ShiShi), sendo servos de um Org supremo, onde eles três juntos criam outros Orgs com seus planos (planos caracteristicos de sentai, diga-se de passagem), mas em geral apenas os três, ai quando os Gaorangers derrotam um, surge outro. No total são 3 Orgs supremos no decorrer da série, um de cada vez sendo apresentados devagar e sem pressa, o que é muito bom, visto que no final a relação entre Yabaiba e Shishi resulta no grande conflito e reencarnação desses 3 Orgs que atacam os ranger de uma vez!! (isso foi sensacional).
Mechas

Ta ai outro ponto alto de Gaoranger (o mais alto, no caso), os mechas. De todos os super sentais que já vi na vida, NENHUM nunca chegou perto da maestria de Gaoranger, sempre citei que pra um sentai ter os mechas fodas, precisa "ser do estilo Gaoranger" e um dos poucos que quase conseguiu essa proeza, foi Boukenger. E nem foi tanto... foi apenas um "quase", porque Gaoranger... cara, Gaoranger é o MESTRE dos melhores Mechas, tanto sozinhos como fundidos e etc etc

As lutas com Mechas de Gaoranger é uma coisa sensacional, é mais ou menos assim: por os robôs serem animais, os mesmos se ferem e ficam fora de combate até se recuperarem, mas como a infinidade de combinações entre eles é quase infinita, eles nunca deixam de lugar por falta de combinação. 

olha o tanto de bicho que tem na série,,,

Pra você que não entendeu é mais ou menos assim:

Se o Tubarão (braço) e o touro (pernas) são danificados, eles precisam de outro braço e perna pra ter um robô inteiro, certo?! Bom.. pra isso é só chamar a Girafa (braço) e o Rinoceronte (perna) que pronto... formou já outro robô. Mas e se o leão (peito) e o outro braço for danificado após essa troca? é só chamar o gorila (peito) e o urso polar (braço) pra substituirem e formar.. OUTRO robô.

E não só "troca quando é danificado" se você quiser trocar simplesmente pra usar um golpe ou habilidade diferente.. pode também!

Agora imagina essa troca durante grande parte da série, que quanto mais você vai assistindo, mais combinações diferentes e novas modalidades de novos robôs vão surgindo.. é simplesmente sensacional, até o final da série, fora robôs humanoides temos um com asa e um que é um minotauro, é simplesmente demais!

E porque eu to falando isso de Gaoranger, os outros também não tem combinações infinitas? claro que tem, mas é diferente, em Abaranger e Boukenger apenas os braços são trocados (e assim como em muitos outros) em Gekiranger apenas as pernas são trocadas, Hurrikanger, Goseiger, Toqger e Shinkenger os mechas vão apenas "se amontoando" pro robô ficar cada vez maior e assim por diante...

Nota infinita pros Mechas/Robôs/Gattais de Gaoranger, com toda certeza os melhores dos super sentais.

Conclusão da série

Sinceramente a conclusão da série não foi nada demais, ela simplesmente acabou como deveria, o clichê do clichê, o ponto alto dessa série foi o arco do Loki/GaoSilver mesmo. Não estou falando que teve um final ruim, foi um final típico de super sentai, com os cliches e as coisas toda, até porque não tinha o que aprofundar, como já disse a história é BEM simples e fácil de engolir, portanto nada melhor que um final simples, ao menos foi divertido e emocionante acompanhar a jornada dos seis guerreiros derrotando os três imperadores Orgs, que no final... advinha?! voltam e tomam outra surra! (que foi mais que merecido).

Minha dica final é simplesmente a seguinte:

Se você se diz fã de Super sentai e não viu Gaoranger, você tem OBRIGAÇÃO de assistir, Gaoranger é simplesmente o melhor sentai no quesito de mechas, robôs e combinaçoes, o melhor mesmo!!! Tanto visualmente como em genialidade das combinaçoes, é perfeito!! Assista nem que for só pra ver só a parte dos mechas... (sério, é muito bom).

Não que o resto seja ruim, é que o brilho da série é com certeza para os Mechas, como eu disse no começo, você realmente sente que eles estão vivos, quando eles são muito feridos em batalha, não é só questão de "arrumar uns parafusos", os animais ficam doente, ficam tristes é uma parada muito daora!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário