[REVIEW] bakuryuu sentai ABARANGER

Hoje o texto é sobre outro super sentai que vi quando pequeno, que foi (e continua sendo) um dos meus sentais favoritos de todos, seja pelo uniforme, armas, mecha e principalmente, personagens!


Fala galera, eu sou o Yoozen e pra quem não sabe, eu escreve textos aqui no blog sobre Tokusatsu e Pokemon, e hoje no caso é sobre esse belíssimo sentai! Se quiser me conhecer melhor, duvido que alguem queira... eu sou muito "ativo" na internet, eu tenho um Canal de Vlogs, um podcast e um blog também, se quiser me siga no Twitter também. Beleza? NÓIS!

Assim como Boukenger, Abaranger também foi um super sentai que eu assisti quando pequeno e... eu me amarrava MUITO em Abaranger, os robôs eram lindos, o uniforme são bonitos pra caralho e eles tem a "mega transformação" desde o primeiro episódio. Abaranger era uma série sem enrolação e de uma comédia e drama bem balanceados, sem falar no melhor Striker de todos. Mas por eu só ter assistido quando pequeno (8 anos mais precisamente) eu tinha dúvidas quanto a veracidade disso.. até que recentemente reassisti e... EU ESTAVA COMPLETAMENTE CERTO, Abaranger não só é bom visualmente como na história!

Já que falei da história, vamos começar por ela:


História


A história desse sentai a princípio é absurdamente simples, é basicamente assim: 

"Em um mundo paralelo ao nosso, existe um planeta terra onde vivem e existem Dinossauros, com os poderes das Dino Guts, porem em um ataque, um grande guerreiro (Asuka) é levado junto com um saco de ovos de dinossauros para o nosso mundo (ou como ele o conhece, Another Earth). A partir dai, Asuka precisa encontrar 3 outros guerreiros pra lutar ao lado dele contra esses viloes que o levaram pra esse nosso mundo. Mas não é qualquer humano e sim aqueles que são escolhidos pelos Dinossauros"

A principio ela é como todo super sentai, simples, e como todo super sentai surpreendente também, quanto mais episódio vão rolando, melhor e mais complexa ela vai virando, mas mas precisamente a partir da entrada do AbareKiller. Eu diria que Abaranger antes do Abarekiller é um sentai bobo, simples e bem "de boa", mas quando surge o Abarekiller e conta sua história, ele rouba o cenário total, muda a série e a transforma numa série pesada e totalmetne surpreendente, e no final então...? (mas calma, o final eu falo mais tarde)


Música de abertura

Não sei se é porque me remete a infancia, mas quando escuto o "Abare Abare" no começo, me da um arrepio...



Uniformes



Um uniforme bem simples, porem estiloso DEMAIS e diria até que um dos meus favoritos (juntamente de Boukenger e Gekiranger, claro). Um detalhe importante é que essas "partes brancas" nos braços e pernas fazem sentido, visto que elas se transformam em espinhos no Abare-Mode, que no caso é uma das coisas mais legais da série, uma transformação mais forte que eles tem desde o primeiro episódio, sem enrolação sem nada.

Mas agora vamos para o design de um dos meus strikers favoritos de todos os tempos, desde sempre e pra sempre: Abarekiller


É basicamente aquele padrão de uniforme onde tem tipo uma armadura no ombro (tipo o saudoso e conhecido ranger verde (dragon ranger dos Zyuranger) e ranger branco (Kibaranger dos Dairanger), porem com um detalhe: muito superior aos dois citados, tipo muito mesmo. O mesmo esquema dos espinhos acontece aqui, porem os espinhos de Abarekiller são afiados e bem mais perigosos, foram feitos pra "matar" como o próprio nome diz. Outra coisa que me chama muito a atenção: o visor vermelho! Cara que uniforme sensacional


Personagens




O destaque dessa série (dos rangers) vão para o Blue e o Killer, claro. Blue se destaca bem mais que o Red, eu diria que ele só não é o líder por causa da Dino Guts (e porque é sempre o Red que é o líder, mas enfim). Mas uma coisa que é legal em Abaranger é que se tem muitos personagens secundarios e todos eles tem muita importancia, desde uma criança de 7 anos até um jacaré desengonçado que tem um telefone na cabeça.

Os Abarangers vivem na Dino House e mesmo lá, até os clientes são personagens secundarios (por incrivel que pareça) um deles é um senhorzinho careca que sempre que aparece, se ferra... seja sendo teste de um novo prato ou virando garçom, é esquisito? sim, mas é engraçado!

Ta ai a unica criança dos sentais que não me irrita (tem criança que só aparece um episódio mas já da uma puta raiva...)

Na minha humilde opnião, o unico defeito nesse quesito (personagens) vai para os viloes, os viloes de Abaranger (tirando é claro, Abarekiller e a esposa de Asuka) não tem carisma nenhum e nenhum deles exala poder e força... tanto que na primeira vez que eles confrontam os Abaranger eles logo fogem e não dão teor de medo nenhum!!! Um aspecto legal dos "personagens" é a armadura do demonio, que é um grande "personagem" da série e bem mais carismatica que os próprios viloes (olha que ironia).


Falei tão bem do Abarekiller nesse texto que você deve estar curioso a respeito né? bom, que ele é um vilão você já esta sabendo (disse no parágrafo anterior) mas ele não é só um vilão, eu diria que ele é o Freeza, Darth Vader e Bowser dos sentais, de tão foderoso e marcante (lembrando que ele que conversou com o Gai pra dar a ele o poder do GokaiSilver).



Mas não é só por ser um ranger vilão que Abarekiller é foda, tudo começa pelo seu nome, ele simplesmente confronta eles pela primeira vez e diz: "-vocês são os Abarengers? bom.. então eu sou o AbareKILLER, porque vocês vão morrer pra mim" e não só na primeira cena que ele realmente aperece, mas a forma como ele surge e a forma como ele adquiri o seu poder, mano, é tipico roteiro de Tarantino o negocio. Genial demais, bem feito demais, épico demais!


Mechas



Abaranger dá um tapa na cara de quem diz que sentai precisa ter muitos robôs e uma combinação absurda entre todos os mechas. Abaranger não tem NADA disso e mesmo assim é sensacional com apenas 11 mechas e 3 robôs. 11 mechas parece muito? se você olhar pelo lado que 3 deles formam o robô principal ( Abaren Oh), 5 deles são apenas suportes pra ele e 1 dele não serve pra nada realmente.. são pouquíssimos. Mas isso é um problema?! Se você só assiste sentai pela combinação absurda dos mechas (tipo Hurrikanger) você não vai gostar, mas se você é como eu, que gosta da beleza e dinamica dos mechas, você vai se amarrar MUITO!!!



E não é só pela beleza dos robôs, TODOS os mechas são lindos e a animação pra formar os robôs é a coisa mais geniosa que eu já vi em algum sentai (sério!). Não tem essa do macha simplesmetne "flutuar" até a parte onde ele precisa estar, tanto a animação do Abaren Oh como do Killer Oh, você ve que aquilo é muito... real.. digamos assim! É genial demais!


Conclusão da série



Eu curti MUITO o final da série, tanto o ultimo episódio propriamente dito, como o decorrer dos últimos episódios. O roll cam dos rangers no final foi um "clichê fora do clichê", eles não estavam juntos, cada um em um locasl, mas teve e foi bem no momento decisivo, no momento certo, o que deixou a cena mais épica ainda.


E uma coisa que eu me perguntei bastante ao longo da série era: porque Abarekiller tinha aquele jeito "do mal" dele e porque ele ficou daquele jeito, ele só era mal por ser mal...? No decorrer dos episódios a gente se pergunta isso mas não liga muito e até achei que não seria explicado, que só seria uma personalidade dele, mas não... é explicado e de uma forma tão foda, que com certeza faz dele o melhor Striker de todos os tempos! (desculpa BeatBuster)

Abaranger diferente de outras séries que se encerram em aberto (tipo Boukenger), ela se encerrou propriamente dita, cada personagem com seu final e criou um cenário muito bom pros sentais (a Dino Casa), sem falar que superou absurdamente Zyuranger no quesito "sentai dinossauro".




Acho que já disse demais, Bakuryuu sentai Abaranger mais que recomendado pra quem curte sentai com personagens carismáticos e uma história balanceada entre humor/drama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário