Jyuken sentai GEKIRANGER


Sem dúvida nenhuma, Gekiranger é um dos meus super sentais favoritos. De todos que eu já vi, estaria no segundo lugar de um top5, agora dos que eu já assisti esse ano, é primeiro lugar na certa. Dito isso, vamos começar o meu primeiro texto sobre apenas um sentai, espero que gostem.



  Como eu já disse no começo, esse ano eu já assisti muito super sentais, com isso eu passei a assisti-los de forma diferente, analisando vários pontos: personagens, uniforme, música de abertura, armas, morfadores, robôs, gattai dos robôs, vilões, strikers, história e conclusão do sentai. É realmente muitos ponto a serem avaliados para o sentai ser considerado perfeito! Gekiranger não é perfeito, mas quase chegou lá.

  Vamos começar pela história, vou dar apenas uma pincelada porque muitos que vão ler, provavelmente não conhece, mas não vou me poupar de pequenos spoilers porque... pra quem já viu, ler um texto onde eu me policio ao máximo pra não dar spoilerszinho é meio chato (eu sei como é). Eu não vou revelar a reviravolta do final nem nada, mas..... ah quer saber de uma coisa?! se você nunca assistiu e ficou curioso o suficiente pra clicar no texto pra lê-lo inteiro: VÁ ASSISTIR AGORA!

História

  Chega de papo furado, vamos logo pra história: Os Gekirangers são um grupo especializado em artes marciais do estilo Geki Juuken, que lutam contra um grupo especializado na arte macial das trevas, o Rin Jyuken, está rincha entre as duas artes marciais não é recente. Inicialmente, no começo da série um novo grupo do estilo Juuken esta sendo formado, eles são Jan, Retsu e Ran, os três são aprendizes de um mestre lendário na forma de gato, no decorrer da série eles precisam aprender as técnicas e poderes dos outros 6 animais lendários (elefante, morcego, tubarão, gorila, alce e pinguim).

  Ainda na série, a trama dos vilões não ficam paradas em criar um monstro cada semana para o protocolo sentai, MUITA coisa acontece em conflito com os mesmo. Rio, que é o chefe das operaçoes sofre psicológicamente por causa de seu passado sombrio e Melee, sua ajudante que esta apaixonada por ele, descobre algo estranho acontecendo sobre toda essa pressão psicológica que seu amado sofre, que suspeita ser causado por alguem do passado.

  Deu pra entender mais ou menos né? agora fica ai com a abertura dessa série (que pra mim é uma das melhores também) que eu já aproveito pra analisar a abertura, e pra vocês entrarem no ritmo!

Nota: 8.5, A história é clichezona de richa entre dois estilos de luta (qualquer filme do Jackie Chan tem) o desfecho e conclusão é SENSACIONAL, mas como história mesmo, é bem "marromenos"

Abertura:



 Que abertura foda, meu deus do céu. Não só a música mas como a animação/edição também, obviamente.

  Começa contando um pouco da história da rivalidade dos dois estilos Juuken, eis que começa apresentando o estilo de luta dos personagens e depois o personagem em si, parece abertura de video-game de luta saca? isso ficou maneiro pra caralho! Depois vai pros vilões e é a mesma coisa, a Melee na frente dos subordinados inúteis depois o Rio, todo se achando o fodão e de quebra, Long o melhor/pior vilão da história do super sentai. Depois disso vem o Power-Up dos 3 iniciais e mais luta com os dois strikers, os 7 mestres lendários e pra finalizar as mechas e robôs transformados.

  Arrisco dizer que é a abertura mais bem feita que eu já vi, até os movimentos nas cenas de luta combinam com a letra da música. Outra abertura boa assim veio 2 anos mais tarde, com o Samurai sentai Shinkenger, mas isso é outro texto já.

Nota: 10, como não dar nota máxima a uma abertura dessa? Uma das minhas openings favoritas

Personagens



  Os personagens de Gekirangers pra mim, são um dos melhores, tanto os 5 rangers como o resto, seja os 7 animais lendários, os vilões e até mesmo o robôzinho laranja. Comecemos pelos 3 Gekirangers inciais, Jan Retsu e Ran.

   Jan não é o Red favorito de muitos tokufãs, mas eu arrisco dizer que é o meu. Jan tem o temperamento muito parecido com personagens de mangás/animes isso desagrada porque normalmente o Red "tem que ser" aquele líder foda, mas como eu sou um admirador de animes e mangás, eu gostei bastante disso.

  Jan é um garoto que foi abandonado pelos pais e viveu com animais na floresta, aprendendo assim a viver e lutar com eles (parente do Goku?!). Com isso, Jan não tem medo dos viloes por mais que pareçam fortes, ele que é descer a porrada incondicionalmente da situação (parente do Luffy?). Jan também tem um jeito meio selvagem, consegue se comunicar com animais e adora a floresta (parente do Gon?!)

  Uma coisa que eu achei bizarro, mas legal depois de um tempo, foi que Jan fala de forma esquisita algumas palavras, não lembro direito o que significava, mas ele fala palavras tipo: niki niki waki waki.

   Passando pela ordem, temos Retsu, o Blue e Ran, a Yellow. Ambos começaram no Jyuken antes de Jan, quando Jan os vê lutando pela primeira vez, o mesmo fica surpreso e quer aprender a mesma técnica dos dois.


  Retsu e Ran diferentemente de Jan, são sérios e na maioria das vezes não entendem o que Jan fala. Retsu é mais na dele, gosta de treinar sozinho e esconde um grande segredo. Ran por sua vez, muitas vezes toma liderança por conta do temperamente infantil (e idiota) de Jan. Como num episódio em que os dois voltam a ser criança e ela cuida dos dois, como se fosse mãe e derrota o mostro da semana sozinha.

  Os 7 animais lendários pra mim, foi uma das melhores coisas na série, primeiramente, os três são treinados pelo mestre Shafuu, o animal Gato. Jan o chama de Neko a série inteira. No decorrer dos episódios os 3 precisam procurar pelos outros 6 para aprender suas técnicas e poderes. Os três primeiros que eles encontram são o Elefante, Morcego e Tubarão, Ran, Retsu e Jan viram seus discípulos na respectiva ordem. Mais pra frente eles conhecem os três ultimos, Gorila, Pinguim e Alce, que ensinam-lhes o Kageki, uma habilidade bem mais forte.

   Aproveitando que eu disse que eles aprendem uma habilidade mais forte (o Kageki), vou contar sobre os dois vilões iniciais também, Rio e Melee.

   O motivo para os três quererem aprender uma nova fonte de poder, é para derrotar Rio, que deu um prazo pra eles ficarem mais fortes para então, lutarem com ele. O objetivo de Rio é se tornar cada vez mais forte no mundo Jyuken, custe o que custar. O motivo disso é por um acontecimento do passado, que mais pra frente será muito importante para o desfecho da série.

  Melee é sua subordinada, ela é apaixonada por ele e fica tipo aquele romancezinho de anime saca? ela idolatra e ama ele, mas ele nem percebe ou liga... Um alívio é que no final da série (spoiler, cuidado) ele se toca disso e os dois ficam juntos. (Viu só, aprende com ele Naruto, sua bicha!!!)


   Falando agora dos Strikers dessa série, pra começar, são um dos meus strikers favoritos, até porque eles não são bem strikers eu acho... em Gokaiger eles não estão lá no céu dos Strikers com o Gai... mas vai saber porque. (só quem assistiu Gokaiger vai entender isso)

   Gou é o primeiro Striker desse sentai, admito que prefiro o próximo, mas o Gou é bem importante pra série. Gou é irmão mais velho de Retsu, onde ele seguiu um estilo de luta diferente, sem usar armas, apenas o punho e força. Mas isso ficou perfeito olhando para o seu uniforme, o uniforme dele lembra PERFEITAMENTE um lutador de boxe, tanto no morfador dele que lembra também um sino de boxe.

  Tirando aparencia e personalidade de lado, o GekiViolet me lembrou MUITO o GaoSilvar, mas vou mostrar razoes lógicas pra isso: Ambos são lobos e o robô é apenas um lobo pequeno, que no caso de Gaoranger é apenas um braço e Gekiranger apenas uma perna, o design do relógio pra transformar é muito parecido também, ambos são Strikers e a roupa que os dois usam, é bem parecido também, só muda e simbolos, lógico e  Podem ser semelhanças bestas, mas eu lembrei muito do GaoSilver.

   Se mais alguem reparou isso, por favor, me informe que eu não fui o único.


Uma pausa rapidinho aqui...


  Tirando o uniforme do Ken, que pra mim um dos mais bem feitos da história todos de gekiranger são, ta ai um problema, mas isso eu conto depois, o personagem em si é muito carismático e engraçado, ele é tipo o segundo a entrar mas não fica aquela sensação de "era melhor sem ele" muito pelo contrário. Pra começar pelo visual de tiozão desleixado, que eu curti bastante, é tipo assim: "ele deveria ser um dos gekirangers iniciais mas... ele estava com preguiça de vir".

  O primeiro episódio que Ken aparece ele já arruma treta com Jan por causa de um doce (não lembro o nome, só sei que era um doce japonês), sai correndo atrás dele com um CAMINHÃO só pra pegar o doce de volta... até ai, eu pensei que era um episódio filler sabe?! focando num tiozão lôco por doce, ai o episódio foi indo e eu pensei: "-caralho, esse cara vai ser o segundo striker?! QUE FOOOOOOOODA", Ai quando ele mostrou qual era a sua técnica Jyuken, nossa, entrou pra esquipe com louvor.

  Nota: 10, personagens carismáticos, divertidos nota máxima com certeza

Uniforme


  Não tem como não olhar para o uniforme desse sentai e saber que ele é separado em 3 estilos de design, ou no caso, 3 estilos de Jyuken.

  O primeiro é o dos 3 iniciais, um design que lembra muito artes marciais e de fácil movimentos, cheio de detalhes em preto e um capacete sem muito detalhe. O segundo claramente lembra de um lutador de boxe, olha pro detalhe do calão, o detalhe na mão, meu deus, é o Rocky Balboa dos super sentais. O terceiro não tenho nem o que comentar né?! tem uma faixa na cintura e é todo trabalhado lembrando um quimono de karatê, Daniel San aprova.

  Sem falar no power-up dos 3 iniciais, Super-Gekiranger, eu particilarmente gostei bastante disso, e a série soube usar MUITO bem esse power-up, eles levaram vários episódios para aprenderem, e não repentinamente em um episódio, bem simples (né Magiranger).

  O único e nem tão forte defeito foi que: quando eles aprenderam o Super-Gekiranger, eles quase não usaram mais o traje inicial (meio óbvio, mas as vezes parecia que eles esqueceram). Isso foi TOTALMENTE concertado no episódio final, na luta final.

Nota: 9.7 pelo power up que substituiu completamente o traje inicial
  

Armas


  Não sei como é o termo em japones mas, foda-se uso o americanizado mesmo: o morfador de Gekiranger na minha humilde opnião é simplesmente o melhor morfador de um super sentai já criado de todos os tempos!!!

  Dá pra ver pela foto que é tipo uma "luva" que fica nas duas maos, e quando o ranger faz um movimento de estralar os dedos, ele aperta um botão, que no caso, é o botão para tranformar, GENIAL. Lembrando que é um tema de artes marciais, existe outro gesto que mais lembra uma luta começando do que esse movimento de estralar os dedos? vibrei geral com esse acessório, puta que pariu.

  Outros são as armas, claro. Lembrando que cada ranger, apesar de três dos iniciais possuirem o mesmo estilo de luta, cada um tem a sua própria maneira de lutar. Com a entrada de Gou e Ken não muda, lembrando que Gou não usa armas como disse, apenas os punhos. A arma do Ken é muito maneira também, mostra bem o estilo de luta dele usando cortes rápidos.

  Em quesito armas, esse sentai é quase-perfeito, quase por causa da GekiBazuka que é pra mim, uma bazuca preguiçosa e desnecessária num sentai desse.. mas fazer o que, inútil ela não foi, mas seria melhor não ter.

  Nota: 9.5 por causa da GekiBazuka


Mechas


  Vou parecer saudosista se dizer que eu amo os mechas desse sentai?! não pelos bichos e fusões, isso também mas, a forma que cada um vai sendo apresentado é espetacular!!! cada um, CADA UM, tem uma história e um mestre animal, não aparece nenhum ali simplesmente porque precisa-sa de uma fusão. Diferentemente de uns sentais que eu já vi por ai (né, Goseiger...).

  Note pela imagem, são 7 animais lendários, seis mechas pra cada (o gato não tem mecha...), agora adicione mais 5 pra cada ranger, cada ranger tem o seu próprio mecha, lógico, regra de qualquer sentai. Até ai deu 11 mechas certo?! Quantos mechas você consegue ver na imagem? onze? sério? nossa, que coincidencia...

  Apesar de pouco o número, o sentai possui 3 robôs e algumas variações. Eu não sou muito fã de poucos mechas em sentais recentes, mas em Gekiranger deu certo, ficou até melhor assim, porém... os mechas são pouco aproveitados, pra terem ideia, o mecha do GekiViolet, é o MESMO mecha inicial só que com a perna direita trocada. Os 3 robôs, ou mesmo dois, não tem uma super fusão, sabe?! assim como em Boukenger ou Hurrikanger em que quase todos os mechas se unem formando um puta robô, Gekiranger não tem isso.

  Eu sou meio chato com robôs nos sentais recentes, pra mim eles tem que ter uma super fusão, acho que fiquei acostumado em ficar imaginando como seria uma super fusão de todos os mechas no final da série, ai Gekiranger não teve, ai eu estranhei um pouco

Nota: 9.0 por causa do pouco aproveitamento dos mechas

Conclusão da série


Imagem apenas ilustrativa, o final é BEM DIFERENTE disso!

  Até agora eu só falei coisa boa da série mas... NÃO PARA POR AI, o episódios finais de Gekiranger é a coisa mais linda que eu já vi. Reviravoltas de viloes e sentimentos do protagonista a flor da pele, um vilão impossível de se matar (no fim ele nem morre, se for ver...) e um desfecho incrível, digno de filme.

  Assim que você começa a série, você percebe o grande número de viloes humanos (o que é um pouco raro), com o tempo você se acostuma e imagina que o final da série será uma luta do Jan com Rio, mas... não pense que Gekiranger é tão óbvio assim!

  Não posso dizer mais nada, assista esse sentai, ele é bom, bom DEMAIS! Eu sou suspeito pra falar, mas dos sentai que eu vi esse ano ele é meu favorito por muito quesitos, por isso é o primeiro que eu fiz um texto aqui.

Nota: 10, um dos melhores desfechos de sentai que eu já vi

  Lembrando agora, parece que Gekiranger foi "calculado" pra ser o melhor sentia da década, assim como foi Jetman e Timeranger, apesar de não ter sido, ele FOI SIM. Não acho falhas para esse sentai, é simplesmente perfeito. Apesar de eu ter tirado meio ponto por causa da Gekibazuka não deixa de ser um sentai EXCELENTE!

Nota Final: 9.5, vários pontos positivos, e os negativos quase não muito significativos, sentai recomendadíssimo!!!

  Já disse e repito, ASSISTA  JYUKEN SENTAI GEKIRANGER

Nenhum comentário:

Postar um comentário