Comentando sobre Bakuman; o que esta série tem de especial?


Eu poderia ficar aqui escrevendo toda a sinopse da história ,mais este não é o objetivo. Esta postagem tem como finalidade dizer o que Bakuman significa, qual é a mensagem que os autores quiseram passar, a que ponto os leitores podem se identificar com os personagens, e qual é a sensação de ler um mangá interessante, empolgante, e também didático. Então Let's Go!







 Bakuman é um mangá escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, o mesmo pelo aclamado Death Note. Conta a história de de dois garotos do 9º ano que querem se tornar mangakás,ou criadores de mangás. Os personagens principais incluem Moritaka Mashiro que é o desenhista, e o Akito Takagi que é o roteirista.
 O manga Michi e Otoko no Jouken também abordam o mesmo tema de Bakuman. Mais o que torna esta serie especial? eu acredito que seja a abordagem e profundidade com que é explicado o cenário dos mangakás, isso torna Bakuman um mangá com um grande diferencial.

 Bakuman tem como objetivo mostrar a dificuldade que um ''apostador'' tem, ao tentar publicar seu mangá na famosa Shonen Jump. Eu acho incrível que com apenas um único tankohon se torna mais útil do que um livro gigante de ''Como fazer mangá'' ou ''Como funciona todo processo de publicação da Shonen Jump''. E é interessante notar que o mangá não mostra lições de como desenhar, ou pra você aprender a criar cenários e inventar histórias, mais mostra a dificuldade que você terá que enfrentar em ser um apostador de mangá. Bakuman demonstra pra você o quanto é difícil, e o tanto de força de vontade que você terá ao criar o seu mangá, e de como é complicado criar histórias impactantes, criar algo muito além de samurais lutando contra o mal ou super heróis salvando a mocinha.

 Diferente de um livro de conteúdo, ensinando passo á passo como desenhar tal coisa, Bakuman mostra o outro lado da ''moeda'',a dificuldade, o sonho, a força de vontade, as frustrações, o medo, o fracasso que essa carreira de mangaká oferece.

O público que lê ou acompanhou o animê, sabe que está série faz com que as pessoas se identifique, de certa forma, com os personagens. Mesmo quem não sabe desenhar, você fica com aquela vontade de  criar uma história, criar um roteiro, ou até mesmo de rabiscar um papel. Ler obras como esta, que mostra a alma do mangaká, os sentimentos e as frustrações , isso acaba preenchendo o vazio, e o desânimo de tentar seguir uma carreira assim. É como se fosse uma inspiração, mostrar que não é fácil, mais ao mesmo tempo não é impossível criar algo genial no meio de tanto fracasso e falta de apoio das pessoas.

   Em Bakuman também mostra a diferença entre os autores,a forma como tudo é criado. E o grande rival da dupla de mangakás, é o Niizuma Eiji , que é o garoto talentoso, genial, que sempre dedicou sua vida para o mangá, Que nem faz roteiro ou rascunho, simplesmente vai direto pra criação das páginas, é como se ele deixasse suas mãos ter vida própria, os personagens que ele criou decide como a história vai ter um rumo. Isso faz com que Niizuma Eiji passe a imagem de um grande rival, um grande gênio, invencível, com uma habilidade gigantesca de não se preocupar com o rumo da história, mais sim deixarem seus personagens conduzirem tudo.

  Agora por outro lado, Mashiro e Takagi planejam tudo. Akito passa noites em claro pensando em alguma história, ele faz as sinopses, e até o nemu para que seu parceiro desenhe. Ele planeja tudo, os conflitos, as reviravoltas, todas as idéias ele coloca de forma muito inteligente e sob medida.

  Então a dupla de mangakás encontra grandes dificuldades em superar Eiji, e também outros grandes mangás da shonen Jump, como One Piece e Dragon Ball, que eles mesmo citam na série ser impossível superá-los. Isso já é mais um ponto positivo, pois não só faz com que as pessoas se identifiquem com eles, como também incentiva as pessoas a acreditarem em seus sonhos impossíveis e nunca desistir.

  Agora eu refaço aquela pergunta que eu fiz no começo; o que torna Bakuman especial? a resposta é bem simples : o modo como a carreira  de mangaká pode ser vista com outros olhos. Então sempre é bom ter uma série dessa em casa pra ler, pra auto se incentivar, pra se identificar, e principalmente pra te lembrar que você não vai conseguir, se não tentar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário